Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira
- 09h30 às 16h30
Contactos
Email: secretaria@aelavra.pt
Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira
- 08h30 às 12h30
- 14h30 às 16h30
Contactos
Telefone: 229996990
Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira
- 12h00 às 14h00
Contactos
Telefone: 229996990
Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira
- 07h55 às 11h45
- 14h00 às 16h00
Contactos
Telefone: 229996990
Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira
- 09h15 às 17h00
Contactos
Email: biblioteca@aelavra.pt
Museu da Escola… Museu de Lavra
O Museu da Escola de Lavra nasceu de um projeto que pretendeu criar um lugar de memória, da memória do povo de Lavra e da sua persistência em lutar contra as adversidades.
A Escola prepara para o futuro, mas também ajuda a compreender e a preservar os testemunhos do tempo passado e presente. Esse entendimento lato do ensino e da formação dos jovens e de todos, concretizou-o a Escola de Lavra na iniciativa da professora Maria da Conceição Barbosa, que começou a recolha de objetos em 1991, concretizando-se o Museu em 2007, com obras que lhe conferiram dignidade e abertura à comunidade.
O Museu vai-se construindo num tempo semelhante ao da instalação da Escola, progressivamente enriquecido com as doações de alunos, pais, funcionários, professores e de outros que se sensibilizaram para a importância de preservar e transmitir a História da comunidade de Lavra.
Desde os primeiros momentos ganhando visibilidade, o Museu é instalado nos átrios da Escola e em alguns corredores de passagem, com extensão para o exterior.
É um serviço público tutelado pela Direção da Agrupamento, em coordenação com a Divisão da Cultura e dos Museus da Câmara Municipal de Matosinhos.
Para quem?
O Museu de Lavra deve ser um espaço onde possam estar expostas as peças de um quotidiano que identifiquem a região. Espaço que, ao conservar e mostrar esse conjunto de bens materiais, muitos deles fora de uso, contribui para a preservação de uma memória coletiva, para alguns já longínqua, de forma a manter os valores e referências herdados, que constituem uma parte da sua identidade.
O Museu afirma a sua função social ao patrimonializar objetos de uso comum nos quais a coletividade se reconhece, alargando as perspetivas de conhecimento e valorização dos modos de vida que precederam a vida contemporânea.
A sua missão é a da intervenção ativa na preservação e promoção de valores identitários em que a comunidade se reconhece, possibilitando uma leitura do património local, contextualizando-o e referindo-o ao património natural a que está intrinsecamente ligado.
Que coleção?
A coleção do Museu é variada, podendo ser genericamente classificada como etnográfica, uma vez que integra peças ligadas às vivências outrora ativas na freguesia de Lavra e hoje abandonadas, por força de novos ritmos de vida e das tecnologias.
Salientam-se as instalações que retratam os bens agrícolas, compreendendo um conjunto variado de utensilagem, o trabalho do linho desde a sementeira à tecelagem e a actividade piscatória, tão importante na economia doméstica e que completava os recursos familiares, a cozinha rural e seus utensílios, ou a secção dos trajes usados para cada ocasião, sem esquecer a atividade fundamental do pequeno comércio, simbolizado por uma pequena venda/taberna. A finalizar, a representação da escola antiga, com imagens de turmas só masculinas e um conjunto de recordações /curiosidades que havia em muitas casas, desde fotografias, livros, estojos de viagem…
O Museu dispõe, ainda, de uma Reserva, situada nos antigos balneários da Escola que foram convertidos para albergar todas as peças que não se encontram expostas e onde se vai buscar a peça do mês.

Atividades
O projeto Museu da Escola de Lavra tem como coordenadora Teresa Carvalho e, como assessora, a professora Alice Rodrigues. As atividades realizadas contam sempre com colaborações de professores, alunos e funcionários.
Entre as várias atividades que o Museu desenvolve ao longo do ano, destacam-se as visitas orientadas e a peça do mês, mas o ponto culminante é a Semana do Museu realizada em torno do Dia Internacional dos Museus e que parte do tema lançado anualmente pelo ICOMOS.
Todas as atividades do museu tiveram como finalidades, expressas no Projeto Educativo de Escola, nos projetos de turma e no PASEO, a formação artística, a socialização e prevenção da indisciplina, pelo convívio e partilha que propõem, numa relação saudável e salutar entre professores, alunos e demais comunidade educativa, em busca da escola inclusiva, da promoção da participação cívica na vida escolar e da parceria dos encarregados de educação, procurando desenvolver a sensibilidade estética e artística e sensibilizar para a importância da inclusão da diferença.
Além disso, promove-se a defesa da história e cultura locais, pela essência das peças vernaculares expostas no Museu, sendo que todas as atividades propostas devem partir de pesquisas relacionadas com a história local.
Contactos
Cooredenadora: Teresa Carvaho
Email: teresacarvalho@aelavra.pt
Telefone: 229996990
Como se pode visitar?
O museu está aberto durante o horário letivo para o público em geral.
No entanto, e porque se trata de uma escola, que requer óbvias medidas de segurança, aconselha-se os visitantes a solicitarem a autorização, sempre que possível com visita guiada.
O que é o Serviço de Psicologia e Orientação
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um serviço de apoio educativo presente em todas as escolas do Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos. Trabalha com as crianças e os jovens, desde a educação pré-escolar até ao ensino básico (9.º ano), atuando em estreita articulação com os restantes serviços de apoio educativo deste Agrupamento.
Quais são as suas atribuições?
O contributo dos psicólogos escolares no SPO do Agrupamento foca-se no apoio a toda a comunidade educativa, principalmente aos discentes, quando surgem dificuldades na escola ou em casa, e na construção de um projeto de vida, de modo a incrementar o sucesso escolar e uma integração plena de todas as crianças e jovens (Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar, 2024).
Equipa de Psicólogos do Serviço de Psicologia e Orientação
- Cheila Assunção
- Sofia Jesus
- Tiago Esteves
Quem pode solicitar a sua intervenção?
O acompanhamento e as atividades desenvolvidas pelo SPO podem ser solicitados pelo/a diretor/a de turma, professores/as titulares de turma, educadores/as, pela EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva), pela Direção do Agrupamento, pelos/as alunos/as, pais/encarregados/as de educação ou por iniciativa do próprio serviço.
Horário de Funcionamento
Segunda-feira a Sexta-feira
- 09h00 às 17h00
O acompanhamento e as atividades promovidas pelo SPO destinam-se a toda a comunidade escolar.
Horário de Funcionamento
Email: spo@aelavra.pt
Informações Gerais
O programa Escola Digital é uma iniciativa do governo inserido no Plano de Ação para a Transição Digital.
Um dos objetivos deste programa é a “Disponibilização de equipamento individual ajustado às necessidades de cada nível educativo para utilização em contexto de aprendizagem e a garantia de conectividade móvel gratuita para alunos, docentes e formadores do Sistema Nacional de Qualificações, proporcionando um acesso de qualidade à Internet na escola, bem como um acesso à Internet em qualquer lugar”.
Empréstimo de Equipamentos
Os equipamentos entregues aos alunos são cedidos a título de empréstimo, ficando os encarregados de educação responsáveis pela sua conservação e bom uso.
No momento da entrega, o encarregado de educação deverá estar presente para assinar um auto de entrega, comprometendo-se a garantir a boa utilização e preservação dos equipamentos.
Recusa de Empréstimo
Caso não pretenda aceitar o empréstimo do kit, deverá preencher a Declaração de Recusa e enviá-la para o endereço de e-mail: equipa.pte@aelavra.pt
Levantamento do Kit
Quando receber uma notificação por e-mail informando que o kit do seu educando está disponível, este deverá ser levantado pelo encarregado de educação, mediante agendamento prévio.
Apoio Técnico
Se precisar de apoio técnico relacionado com o kit do seu educando, deverá igualmente agendar um atendimento.
Centro de Apoio à Aprendizagem
O CAAP do Agrupamento de Escolas DJDS – Lavra é um recurso organizacional específico de apoio à aprendizagem e à inclusão, constituído por espaços dinâmicos, plurais e agregadores dos recursos humanos e materiais, mobilizando para a inclusão os saberes e competências existentes no Agrupamento, valorizando, assim, os conhecimentos e as experiências de todos.
Equipa CAAP
Adelina Cavadas [coordenadora]
Elisa Guedes
Joana Silva
Maria Castro
Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
A EMAEI constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos do Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos, tendo uma visão alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.
É da competência da EMAEI:
- sensibilizar a comunidade para a educação inclusiva;
- propor medidas de suporte à aprendizagem e inclusão;
- acompanhar e monitorizar a aplicação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão;
- prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas.
Elementos
A EMAEI é composta por elementos permanentes e por elementos variáveis:
São elementos permanentes:
- a coordenadora da equipa – Representante do grupo de Educação Especial – Elsa Falcão;
- a subdiretora do Agrupamento – Maria José Pinho;
- a coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação – Cheila Assunção;
- a coordenadora do departamento do 1.º Ciclo – Mariana Lopes;
- a coordenador do departamento das Expressões – João Granhão;
- a coordenadora do Departamento do Pré-Escolar – Rita Silva.
São elementos variáveis
- o docente titular de grupo/turma ou o diretor de turma do aluno;
- os pais ou encarregados de educação do aluno;
- outros técnicos que intervêm junto do aluno;
- outros docentes do aluno.
Contactos
Email: emaei@aelavra.pt