Laboratório de Educação Digital

Informações Gerais

A instalação dos Laboratórios de Educação Digital [LED] nos estabelecimentos de ensino do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e/ou ensino secundário visa apoiar as escolas na integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.

Os LED são concebidos como espaços de suporte à aprendizagem, proporcionando a professores e alunos o contacto com recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.

Com acesso a estes recursos, os alunos poderão realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informação, modelar conceitos, manipular variáveis, conduzir experiências, analisar resultados, automatizar processos e criar artefactos e soluções inovadoras, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências.

Para apoiar estas dinâmicas pedagógicas, são disponibilizados Cenários de Aprendizagem, entre outros materiais, aplicáveis a diferentes contextos disciplinares e interdisciplinares. Estes cenários serão fornecidos às escolas como exemplos para que os professores possam criar ou adaptar os seus próprios e implementá-los com os seus alunos.

Adaptado de DGE – LED

Equipa
  • Rogério Ribeiro (coordenador)
  • Ângela Gomes
  • Armando Moreira
  • Iracema Prata
  • João Granhão